No tratamento da Asma e Bronquite, como nas restantes doenças crónicas, a Medicina Chinesa procura a eliminação permanente da doença e não apenas tratar os sintomas.
Tratamento da Asma e Bronquite com Medicina Chinesa
Factores patogénicos externos, como o factor “vento”, estão presentes nos casos de asma, assim o como outros factores como vazio de chi no pulmão e rim.
A identificação rigorosa destes factores possibilita o estabelecimento de uma estratégia eficaz para o tratamento da asma.
A estratégia da Medicina Chinesa para o tratamento da asma baseia-se em repelir o “vento”, eliminado assim o factor externo que está na origem da disfunção do sistema respiratório, bem em tonificar o pulmão e os rins, fortalecendo-os.
Antes de iniciar o tratamento da asma o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.
Alguns indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso e também do corpo
Nos pacientes com asma, normalmente são identificadas deficiências no chi do pulmão e do baço.
O chi do pulmão é responsável pelo funcionamento do sistema respiratório, enquanto que o do baço controla o transporte de líquidos no organismo, entre os cais o muco que se pode alojar nos pulmões.
Com a identificação da origem e tipo de desequilíbrio, o Especialista em Medicina Chinesa estabelece o programa terapêutico adequado e inicia, na mesma sessão, o tratamento da asma.
No tratamento da asma com a Medicina Chinesa, o terapeuta faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a eficácia e complementaridade do processo.
A fitoterapia utiliza-se para fortalecer o chi do pulmão ou do baço a fim de prevenir ou eliminar a mucosidade.
A dietética actua no tratamento da asma e bronquite, evitando doces, lacticínios e iogurtes que contribuem para a formação de mucosidade nos pulmões.
As sessões de acupunctura tratam o chi do pulmão visando o fortalecimento do sistema imunitário. Existem protocolos de acupunctura quer para o alívio imediato da asma, quer para a eliminação da própria condição asmática.
No tratamento da asma, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico.
Apesar de o enfoque ser a erradicação definitiva da Asma e Bronquite, na maior parte dos casos, regista-se diminuição dos sintomas logo após a primeira consulta.
Fonte: MeiHua pt