Tratamento da Artrite segundo a Medicina Chinesa

Designa-se por artrite o conjunto de patologias e sintomas associados a lesões e a inflamações nas articulações que podem sequencialmente afectar tendões, ligamentos e músculos.

A artrite habitualmente provoca dor, principalmente nas mãos, pés e cotovelos e a sua evolução pode afetar as glândulas lacrimais ou mesmo o coração.

Artrite e Medicina Chinesa

Segundo a Medicina Chinesa, a artrite enquadra-se na categoria de SOD – Síndroma Obstrução Dolorosa originada por factores patogênicos externos, tais como o frio, a umidade, o calor e o vento.

Na artrite, a invasão de factores patogênicos leva a uma posterior estagnação local de calor, umidade, sangue e qi nas articulações, quase sempre, com origem numa deficiência energética do rim e do qi.

Tratamento da Artrite

A Medicina Chinesa tem como objectivo o tratamento da artrite e não apenas a eliminação dos sintomas.

O processo terapêutico passa pelas seguintes etapas
  • Avaliação energética.
  • Eliminação do calor e umidade da zona afetada.
  • Tratamento do Figado e Xue (sangue).
  • Tratamento das tensões.
  • Tratamento da acidez do sangue.

O sucesso clínico do tratamento da artrite depende do empenho do paciente no processo terapêutico.

Dado que na maior parte dos casos obtém-se bons resultados logo nas primeiras sessões, a motivação para o tratamento da artrite é elevada.