Como Aparecem as Dores nas Costas

Dor nas Costas

As dores nas costas tem origem em alterações musculares e ósseas, afectando cada vez mais pessoas e podem assumir variadas formas a partir de múltiplas causas.

Dores nas Costas

O facto de assumirem várias formas a partir de várias causas leva a que muita gente subestime o problema deixando evoluir tempo de mais dificultando ou comprometendo o processo terapêutico.

Dores nas Costas e Medicina Chinesa

Também para a Medicina Chinesa, as dores nas costas tem de ser avaliadas nas suas causas e manifestações, antes de se produzir um diagnóstico ou um programa terapêutico.

O vazio ou deficit de energia do rim pode ser a causa das dores nas costas, tal como a influência de factores patogénicos externos, a estase de qi e sangue e muitas vezes factores traumáticos. Bloqueios no meridiano da bexiga que percorre toda a zona das costas também pode ter influência.

As dores nas costas mais comuns são a ciática, dores cervicais e dores lombares com características, causas e terapias distintas.

Tratamento das Dores nas Costas

A Medicina Chinesa procura eliminar as causas das dores nas costas e não apenas os sintomas.

Dependendo de cada caso, o tratamento das dores nas costas incide habitualmente em:

• Exclusão dos factores externos
  • Eliminação da estagnação local
  • Tonificação do rim
  • Efeitos rápidos

Na eliminação da estagnação local, é utilizada quer a massagem tuiná quer a back relief massage cuja acção desbloqueadora e tonificadora produz alívio imediato e duradouro das dores nas costas.

A exclusão dos factores externos e o tratamento do rim conduz à eliminação das causas das dores nas costas.