Telefones de Contato: +55 (19) 4141-4114 | +55 (19) 2511-2920

A Gravidez e os 5 Elementos pela Medicina Tradicional Chinesa

5 elementos

Na visão da Medicina Chinesa o universo é classificado entre os Cinco Elementos, e o mesmo ocorre com o corpo e a psiquê humana. Partirei de uma perspectiva das funções dos cinco elementos e seus relativos órgãos diretamente associados à saúde da gravidez a fim de facilitar o entendimento de quais as funções orgânicas que são importantes de observar e levar em conta quando trabalhamos com gestantes. Os principais elementos relacionados à dinâmica energética dos ciclos femininos são: Terra, Madeira e Água. O Fogo tem importância secundária e o Metal não costuma ser diretamente relevante na fisiologia feminina.

ELEMENTO TERRA

O Elemento Terra representa propriamente a energia da fertilidade, mãe terra, Pacha-Mama, onde se desenvolvem os frutos dos quais nos alimentamos. O útero, os óvulos, o líquido amniótico e o leite materno pertencem a essa energia. Terra está ligada à nutrição e formação do Sangue. O Sangue (Xue) é uma forma condensada de energia, predominante na fisiologia feminina e intrinsecamente ligada à reprodução.

A produção do Sangue (Xue) ocorre através da transformação dos nutrientes adquiridos na nossa alimentação, permitindo a renovação do Qi, Jing, Xue, líquido amniótico e produção de leite materno. Dessa forma, devemos considerar que o conceito de Xue é muito mais abrangente que o Sangue que corre nas veias, e essa energia é regida pelo Elemento Terra. O Sangue (Xue) engloba a noção ocidental de sangue, mas extrapola esse conceito abrangendo a saúde do Yin no organismo, incluindo no conceito de XUE o Endométrio, o Óvulo, o Líquido Amniótico, o Leite Materno. Relaciona-se com a fertilidade pois nutre o Útero e Endométrio a fim de garantir a implantação saudável do embrião.

Os órgãos regidos pela Terra são o Baço-Pâncreas e o Estômago. O Baço-Pâncreas atua na produção do Sangue e do Qi Pós-Celestial, no controle do Sangue nos vasos e no controle do acúmulo de Umidade. Quando em desequilíbrio, poderá ocorrer disfunções do Sangue, como hemorragias, alteração da fertilidade, ou desfunções associadas ao acúmulo de Umidade, gerando edemas, diarréia e leucorréias crônicas.

ELEMENTO ÁGUA

O Elemento Água se relaciona com os Rins e com a Bexiga, onde destacamos o Jing (Essência) como a qualidade de herança genética, que é regida pela energia Água. Dessa forma, os gametas nos óvulos e espermatozóides estão ligados à energia dos Rins, mais especificamente ao Yin dos Rins (Jing), assim como a energia da bolsa das águas, das membranas que mantém o líquido amniótico intacto no ventre. O bebê fica 9 meses dentro da bolsa das águas, e o líquido amniótico é a energia vital intrauterina, é Jing puro, tanto que esse líquido maravilhoso tem o mesmo cheiro que esperma. O Jing é Água, é a energia vital transmitida, é a expressão da genética propriamente.

O Jing é a essência vital, também chamada Energia Essencial. Reside nos Rins e armazena o código genético, por assim dizer, dando a base orgânica estrutural a formação da nova vida. É a Essência reprodutora, a herança genética transmitida, e sua qualidade depende do estado geral de saúde dos pais no momento da concepção. O Jing herdado determina a constituição básica do feto, assim como a capacidade que essa nova vida terá de se reproduzir. Nas mulheres, está associada à saúde dos ovários e à saúde hormonal. A literatura de Medicina Tradicional Chinesa definem o Jing como o produtor de Tian Gui, a “água celestial”, que origina o sangue menstrual e garante a saúde da concepção e a nutrição do feto durante a gravidez.

O Yang dos Rins é responsável pelo fechamento do colo do útero, e por manter o bebê no útero através da energia que circula em Bao Luo. Disfunções dessa energia podem resultar em abortos.

Outra característica é que os Rins são a residência de Zhi, Energia Espiritual ligada a força de vontade e à capacidade de adaptação. A capacidade de adaptação da gestante é altamente necessária e constantemente exigida pela gravidez, e depende do estado da energia Água, quanto melhor estiver, mais tranquilamente passará pelo processo da gestação e melhor será a qualidade da saúde da mãe e do bebê.

A energia Água relaciona-se, portanto, aos Rins, Jing, Zhi, Yin, gametas e bolsa das águas. Com relação à Bexiga, é mais importante o Canal da Bexiga, cujos pontos movimentam a água e influenciam o Útero. Esses pontos, principalmente os abaixo do joelho, devem ser evitados durante a gravidez, pois estimulam contrações uterinas, sendo úteis para indução de parto.

ELEMENTO MADEIRA

O Elemento Madeira representa os ciclos de vida e da natureza, de renovação, mudanças na vida e envelhecimento. Ligado ao elemento madeira está o Fígado e a Visícula Biliar, sendo o primeiro central na saúde reprodutiva feminina. O Fígado armazena o Sangue (Xue), que é sustentado pelo Yin dos Rins e do Fígado. É responsável pelo livre fluxo do Qi, e em desequilíbrio pode levar a enjôos gravídicos, insônia, edemas, perda de sangue, hemorragias quentes e eclâmpsia.

ELEMENTO FOGO

Ao Elemento Fogo associa-se na saúde reprodutiva a energia do Coração. O Coração (Xin) é a morada de Shen (mente), e através de Shen que damos a permissão para a chegada do novo espírito que é o bebê. É o Shen dos pais que concede a permissão para a concepção acontecer. O Shen compreende tanto os níveis espirituais mais elevados quanto a consciência. É a capacidade criativa e relacional, e depende de certa forma da força do Jing. É o aspecto psíquico relacionado ao Coração, e quando saudáveis, existirá a estabilidade mental e satisfação pessoal. O Shen rege o encontro do Yin e do Yang, e é responsável pela fecundação. Quando em desarmonia, poderão ocorrer distúrbios na menstruação e infertilidade, assim como dificuldades emocionais durante a gravidez, parto e o pós-parto.

A sexualidade e o desejo são regidos pelo elemento Fogo, sendo esse o mestre do desejo, da emoção e da afetividade. O Fogo se comunica com a Água (Rins), ativando Jing pelo qual se expressa a fertilidade.

O Coração comanda o Sangue e as funções mentais. Junto com os Rins, representa na Medicina Tradicional Chinesa o eixo entre os ovários e o cérebro, coordenando os ciclos hormonais.

O eixo reprodutivo é estruturado pela relação entre Fogo e Água. Por isso é que se explica a relação entre o estado emocional e o ciclo menstrual, a fertilidade e parto. No Trabalho de Parto, a dilatação do colo do Útero depende totalmente da liberação das emoções, do abandono da racionalidade.

Com relação a abertura de dilatação do colo do útero, é importante ressaltar que não existe corpo que não dilata, como muito usualmente se fala por ai. O limite físico para um parto vaginal depende dos ossos do assoalho pélvico, que podem sim ser estreitos e dificultar a passagem do bebê. Agora, se o colo do Útero dilata ou não, isso depende da mulher permitir-se conectar às suas emoções durante o trabalho de parto, sentir-se segura e amparada. Parir é emoção, intuição.

ELEMENTO METAL

O que devemos levar em conta com relação ao Elemento Metal é Po, aspecto psíquico e espiritual relacionada ao corpo físico, que é a alma corpórea, que reside no Pulmão. É o Po da mãe que orienta a formação do Po do bebê, que ajuda a concentrar e condensar a energia para a formação e estruturação da pessoa que chega. Quando uma mulher tem uma relação difícil com seu corpo, muitas vezes por ter sofrido abusos e violências anteriores à gravidez, poderá ter maiores dificuldades e relação distante com seu corpo, e poderá refletir em dificuldades em desempenhar as funções maternas, influenciando sua relação com o próprio corpo na gestação, parto e amamentação.

A Acupuntura e trabalhos corporais (massagens, exercícios) ajudam a reestabeler o Po materno e influenciam de forma benéfica e indireta o bebê.

Fonte: bao mai acupuntura

Nos Compartilhe no Facebook

Nossos Parceiros

Ecco Fibras
FACEI
Xiamei
Fito Formula
Logo

Contato

Rua Dona Rosa de Gusmão, 1011 Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-187

Na Rua da Concessionária Apolo Veículos e Honda. Próximo ao Balão do Castelo

+55 (19) 4141-4114 Preferencial
+55 (19) 2511-2920 Somente após as 14:00

Atendimento - Telefônico: 11:00 às 20:30 Segunda à Sexta

Atendimento - Acupuntura: 14:00 às 20:30 Segunda à Sexta

Atendimento - Fisioterapia: 12:30 às 13:30 Terça e Quinta