Diabetes Doenças do Metabolismo e Insuficiência de Insulina

diabetes

Diabetes é uma doença, muitas vezes crónica, que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultado da incapacidade do organismo em transformar o açúcar dos alimentos.

A incapacidade do organismo em transformar o açúcar, resulta da insuficiência de insulina que deveria ser assegurada pelo pâncreas, órgão responsável pela sua produção.

A insulina é necessária para a transformação da glicose em energia. A sua insuficiência resulta no acumular de glicose no sangue acima de níveis normais (hiperglicemia), comprometendo o abastecimento de energia do organismo.

Calcula-se que no Brasil 5 % da população sofra de diabetes, sendo que a maior parte de tipo 2, de alguma gravidade mas não totalmente dependentes de insulina.

Origem e causas de Diabetes:

O aparecimento de diabetes resulta de múltiplas causas, sendo a maior parte associada a comportamentos alimentares desadequados, a vida sedentária em excesso e, nalguns casos, ao stress.

Os doentes diabéticos são normalmente pessoas com excesso de peso, fazem reduzido exercício físico, ingerem demasiados alimentos gordos e doces, tem tensão arterial elevada e apresentam índices de colesterol acima do normal.

Sendo o Diabetes uma doença, em muitos casos, ligada a comportamentos, existe a tendência para que se agravem os seus sintomas, quando não é diagnosticada atempadamente ou quando os primeiros sinais são ignorados Riscos associados a Diabetes:

A evolução dos diabetes potencia o desenvolvimento de complicações do organismo mais sérias e de enorme gravidade, tais como:

• Hipertensão e insuficiência cardíaca
  • Angina de peito, ataque cardíaco
  • Acidente vascular cerebral
  • Insuficiência Renal
  • Arteriosclerose
  • Lesão da retina
  • Disfunção e impotência sexual
  • Infecções persistentes

Diabetes pode tornar-se numa doença crónica e incapacitante.

Nos Compartilhe no Facebook